Artista plástico Renato Gosling recria ícones brasileiros como as famosas havaianas, logomarcas e objetos, propondo reflexão sobre “brasilidade”

Em cartaz no Shopping Parque da Cidade a partir de 19 de fevereiro, a mostra Made in Brazil é Nóis convida o público a uma reflexão sobre a formação da cultura e da identidade brasileiras. Em sua primeira exposição individual, o artista Renato Gosling reinventa ícones conhecidos do imaginário nacional, como as populares havaianas, a caixa de fósforo da empresa Fiat Lux, a paçoca Amor, entre outros.

Com curadoria de Caru Albuquerque, a mostra é aberta ao público, todos os dias da semana, e também conta com visitas gratuitas guiadas pelo artista Renato Gosling, de quinta a domingo, às 17h e às 19h, em grupos pequenos de até 10 pessoas (agendamento via https://calendly.com/renatogosling/shoppingparquedacidade).

“O Shopping Parque da Cidade tem uma conexão muito forte com a arte e cultura. Por isso, ficamos muito contentes em receber uma exposição artística tão potente como essa, democratizando o acesso do público a obras que, normalmente, ficariam restritas a galerias e a colecionadores”, pontua Stella Pinheiro, gerente de marketing do Parque da Cidade.

Exibidos em fotografias, colagens e esculturas, os elementos brasileiros reinventados carregam memórias afetivas e ativam nosso sentimento de pertencimento a este lugar e a este grupo. A partir das obras é possível traçar uma reflexão sobre como ocorre o processo de “abrasiliamento” de um produto ou comportamento até tornar-se um paradigma daquilo que se percebe como “brasilidade”.

“A noção de brasilidade começou a ser formada no Modernismo, quando artistas daqui se juntaram para pensar em nas características culturais e estéticas deste território e reafirmá-las em suas obras”, explica a curadora Caru Albuquerque.

As obras “Amor”, “Havaianas” e “Nossa Senhora de Nazaré” são fotografias que registram colagens feitas pelo artista. A paçoca Amor foi recriada com pedras pintadas. Lançada em 1959, ela traz no rótulo original o nome do fabricante, Sing’s, mas na obra de Gosling lê-se “Love Songs”. Também recriado a partir de pedrinhas aparece o calçadão de Copacabana, alocado na palmilha de um chinelo de dedo na obra “Havaianas”. Já a Nossa Senhora de Nazaré tem o manto reproduzido com pétalas de rosas. Para a vestimenta da santa, as pétalas foram congeladas para possibilitar que fossem despedaçadas sem murchar. Ervilhas e açaí em pó completam os materiais.

“Meu trabalho traz um olhar sobre as coisas banais e simples. Me aproprio da realidade cotidiana de hoje ou do passado e a reinvento a partir de materiais também banais, como grãos, flores e pedras”, complementa o artista Renato Gosling.

Localizada no corredor principal do Piso 1, a atração segue todos os protocolos de segurança e higiene para garantir a proteção dos visitantes, assim como distanciamento social e uso obrigatório de máscaras, em função da pandemia.

O TÍTULO

Made In Brazil é Nóis faz referência à frase escrita em produtos exportados produzidos em território nacional, sendo ‘Brazil’ a grafia com a qual o país é conhecido além dos países de língua portuguesa. “É uma expressão usada para descrever o país visto pelos olhos do estrangeiro, um Brasil que não é o país que os brasileiros vivem diariamente, mas que se resume a estereótipos culturais e materiais que são exportados para o resto do mundo”, diz Gosling. “A expressão ‘é nóis’ é muito popular nas periferias das grandes cidades brasileiras e significa uma afirmação de uma força coletiva”, finaliza o artista.

SOBRE O ARTISTA

Renato Gosling, 44, é um paulista que trocou a carreira de administrador de empresas pela de artista. Multidisciplinar e autodidata, sua observação da vida mundana gera obras que ressignifica os ícones. A partir dessa interpretação do cotidiano, Gosling altera o sentido e o lugar original das coisas, criando narrativas e deflagra questões sobre nossa maneira de lidar com o que nos rodeia. O artista possui trabalhos em coleções dos Estados Unidos e Suíça. @renatogoslingartist | www.renatogosling.com.br

Sobre Caru Albuquerque

Caru Albuquerque é uma curadora brasileira baseada em Nova York com 20 anos de carreira, mestre em Semiótica da Cultura e pós graduada em Comunicação e Semiótica. Caru fez exposições no Mube, Oca, Fiesp-Sesi e Caixa Cultural RJ, dentre outros espaços. @caru_albuquerque

Para a vestimenta da santa, as pétalas foram congeladas para possibilitar que fossem despedaçadas sem murchar.

O artista também alterou formas, contexto, tamanho, cor e uso dos ícones, como os copos americanos, por exemplo, que se transformam em um jogo da velha. A caixa de fósforos – que “tornou-se brasileira” ao ser apropriada pelo samba como instrumento musical – aparece super-dimensionada e forrada com espelhos dourados. “A noção de brasilidade começou a ser formada somente no Modernismo, quando artistas daqui se juntaram para pensar em nas características culturais e estéticas deste território e reafirmá-las em suas obras”, diz Caru.

Também em tamanho gigante estão 8 palitos de fósforos com cabeças de metal de diferentes cores. Cada fósforo recebeu uma expressão idiomática como “Lembrança de Pagar o Pato” e “Lembrança de soltar a franga”, numa referência à fita do Nosso Senhor do Bonfim. “A alegria, as crendices populares, a espiritualidade, irreverência e a capacidade de rir na desgraça podem ser vistas nesta obra”, afirma a curadora.

SERVIÇO

Exposição Made in Brazil é Nóis – de 19 de fevereiro a 20 de abril

Entrada gratuita
De segunda a domingo, das 12h às 20h

Visitas guiadas: de quinta a domingo, às 17h e às 19h (agendamento pelo site Calendly)
Endereço: Av. das Nações Unidas, 14.401 – Chácara Santo Antônio – São Paulo/SP – Piso 1

www.shoppingparquedacidade.com.br

Facebook: @shoppingparquedacidade

Instagram: @_shoppingparquedacidade

LinkedIn: shopping-parque-da-cidade

Sobre o Shopping Parque da Cidade

Inaugurado em maio de 2019, sob gestão da Enashopp, o Shopping Parque da Cidade fica na Avenida das Nações Unidas, no bairro Chácara Santo Antônio, capital paulista. É o primeiro life center do Brasil, espaço com características de shopping (compras, entretenimento, comodidade, conforto, segurança) e de parque (local arborizado, tranquilo, sustentável, saudável). Presente em grandes cidades dos EUA e de países da Europa, o life center acompanha um novo comportamento do consumidor, que busca propósito, experiência e consciência na hora de comprar. O shopping tem em seu DNA a sustentabilidade – conta com inédito sistema de lixo e descarga a vácuo, telhado verde (que retém água das chuvas e mantém a temperatura interna), sistemas de economia de água e energia, plantas originais da Mata Atlântica, entre outras iniciativas. O cinema, da rede Kinoplex, foi eleito o melhor cinema VIP de São Paulo pelo Guia da Folha em 2020. Com telas maiores e som Dolby 7.1, confortáveis poltronas reclináveis separadas de duas em duas com divisórias formando pequenos camarotes, o espaço tem bomboniere gourmet, quitutes diferentes e drinques inspirados nos clássicos do cinema. O shopping funciona dentro do Complexo Parque da Cidade, que abrange 10 edificações (Shopping Parque da Cidade, Hotel Four Seasons, 6 torres comerciais e 2 residenciais, além de uma área verde de 22 mil metros quadrados).

Sobre a Enashopp

Com expertise nacional e internacional voltada para o desenvolvimento, a implantação, a comercialização e a administração de shopping centers e empreendimentos empresariais e multifuncionais, a Enashopp traz em seu DNA uma cultura corporativa focada na excelência e na qualidade. Em cada empreendimento, há uma estratégia diferente para atender regiões, hábitos e perfis, com um time de profissionais com amplo know-how no mercado. A Enashopp trabalha para proporcionar experiências memoráveis aos clientes, criando valor através da construção de relações de parceria. Há mais de 30 anos no mercado, desenvolveu projetos na África e em todo o Brasil. São mais de 1.500 profissionais administrando mais de um milhão de m² de área construída, com média de 30 milhões de pessoas/ano trafegando nos empreendimentos, 5 mil unidades gerenciadas e mais de 300 mil m² de área bruta locável (ABL).

Informações à imprensa

Pub Comunica

Cecília Panizza (11) 96644-5727

cecilia.panizza@pibcomunica.com.br

 Valéria Masson (11) 95651-7474

valeria.masson@pubcomunica.com.br

×