O que faz algo se tornar tipicamente brasileiro Como nos relacionamos com marcas que há décadas estão em nossas vidas diárias¿ Em sua primeira individual, intitulada “Made in Brazil É Nóis”, o artista Renato Gosling trabalha com ícones tipicamente brasileiros, reinventando produtos e fazeres que nos relacionamos diariamente e formam nossa noção de brasilidade. “A ideia foi se apropriar de ícones que estão no cotidiano de pessoas de qualquer classe social e modifícá-los”, diz Gosling.
Assim, materiais como grãos, pedras e flores foram usados na releitura de logos, brincadeiras, objetos e até da floresta Amazônica, que foi recriada com brócolis e musgo e geléias. Apresentada em dípito fotográfico, uma das partes da obra “Amazônia” exibe uma imagem que achamos ser uma floresta e a outra revela a verdade ao mostrar a montagem num caixa de papelão.
Outros registros de assemblages em fotografia são a embalagem da famosa paçoca Amor da marca Sing’s, recriada com pedras formando “Love Songs”, e a Nossa Senhora de Nazaré, feita com pétalas de rosas, ervilhas e açaí em pó.