Exposição Appeal, de Renato Gosling, reflete sobre American Way of Life

Exposição Appeal, de Renato Gosling, reflete sobre American Way of Life

O Shopping Parque da Cidade recebe, a partir de 16/6, a exposição Appeal, do artista Renato Gosling, com curadoria de Oscar D’Ambrosio. A mostra gratuita convida o público a refletir sobre o chamado “American Way of Life” e mergulha em ícones dos Estados Unidos por meio de 11 obras de diversos tipos – pinturas abstratas, esculturas, telas a óleo, assemblages, fine arts. A exposição contará também com quatro obras da artista Carol Verás.  

“A exposição não é um elogio ou uma crítica ao ´American Way of Life´, mas um convite para uma reflexão sobre como elementos norte-americanos se relacionam com a cultura dos EUA e quais são os reflexos para o Brasil”, explica Gosling. “Proponho um olhar para a abundância e a escassez. Appeal aponta que aquilo que se almeja em excesso pode provocar desperdício, e a sua falta leva a um sentimento de carência”. 

Essa é a segunda exposição individual de Gosling – a primeira foi “Made in Brazil é Nóis”, realizada também no Shopping Parque da Cidade, zona sul da capital paulista. \

Calça jeans e waffle 

Em Appeal, o público vai conferir, por exemplo, uma pintura abstrata que retrata as cores da bandeira dos EUA; assemblages com calças jeans; fine arts que trabalham com o chamado copo americano; e esculturas de parede que tratam do waffle, que, embora holandês, se tornou símbolo da alimentação da população norte-americana, e do golfe, criado na Escócia, mas que tem o californiano Tiger Woods como referência.

“Trabalho com elementos cotidianos que se eternizam na memória popular. As obras apontam que, quanto mais se tem, mais se deseja ter. Nesse sentido, cada novo trabalho alerta que todo excesso pode despertar a consciência de que menos pode ser mais na arte e na vida”, pontua Gosling. 

“Um dos pilares do Shopping Parque da Cidade é a arte e acreditamos que ela precisa ser democratizada e disseminada, para termos uma sociedade mais consciente e analítica em relação ao seu entorno”, diz Stella Pinheiro, gerente de marketing do shopping. 

Apoiam a exposição Appeal: Une Fleur SP, Entre Garimpos, Instituto Endovitta, Rikka e Chandon.

Por que “Appeal”?

Oscar D’Ambrosio, curador da mostra, explica que a exposição Appeal, desde seu título, lida com a sedução. “Ter ´Apelo´ evoca motivar a ´atração´ graças a um encanto que desperta interesse. Significa apresentar algo que, ao tocar profundamente ao outro, gere a disposição de realizar sacrifícios para obter o que deseja”, analisa D’Ambrosio, que é pós-doutor e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista e crítico de arte. 

“O mais desafiador é que o Appeal não é totalmente racional. Há nele fatores e variáveis imponderáveis que geram mistérios. O Appeal, nesse contexto, se dá em uma jornada que concilia o conhecimento técnico de ferramentas e processos utilizados no passado com a ousadia de saber lidar, no presente, com acasos e imprevistos que apontam para o futuro”, ressalta o curador da exposição. Ter Apelo, na arte, significa criar, nas mais diversas técnicas, elementos diferenciados que gerem no observador surpresas que levem a uma reflexão”. 

Sobre o artista

Renato Gosling

São Paulo-SP, 1976

Artista multidisciplinar, utiliza a alteração do sentido e o lugar original das coisas, criando novas narrativas.  Deflagra questões sobre nossa maneira de lidar com o que nos rodeia, através da observação da vida mundana ressignificando ícones, com a intenção de tornar o banal em eterno.

Possui obra no acervo do Museu da Fotografia, em Fortaleza, Ceará. Participou em 2020 das exposições Arte Sem Fronteira, em  Lausanne, na Suíça e Percursos na Galeria Detalhe, em São Paulo. Participou, em 2019, da ExpoArtSP, na Lab Art Gallery, e também da coletiva M.U.S.A – Movimento do Universo das Artes Contemporâneas, na Casa Bossa, em São Paulo.

 @renatogoslingartist www.renatogosling.com.br 

Agenda  Exposição “Appeal”, de Renato Gosling Data: 16 de junho a 16 de agosto de 2021 Horário: diariamente, das 12h às 20h  Local: Shopping Parque da Cidade, piso térreo (Av. das Nações Unidas, 14.401 – Chácara Santo Antônio – São Paulo/SP)  Curadoria: Oscar D’Ambrosio Artista convidada: Carol Verás.  Gratuito 

Informações à imprensa – Pub Comunica: 

Ana Cecília Panizza – cecilia.panizza@pubcomunica.com.br – (11) 96644-5727

Valéria Masson – valeria.masson@pubcomunica.com.br – (11) 95651-7474

Sobre o Shopping Parque da Cidade: Inaugurado em maio de 2019, sob gestão da Enashopp, o Shopping Parque da Cidade fica na Avenida das Nações Unidas, no bairro Chácara Santo Antônio, capital paulista. É o primeiro life center do Brasil, espaço com características de shopping (compras, entretenimento, comodidade, conforto, segurança) e de parque (local arborizado, tranquilo, sustentável, saudável). Presente em grandes cidades dos EUA e de países da Europa, o life center acompanha um novo comportamento do consumidor, que busca propósito, experiência e consciência na hora de comprar. O shopping tem em seu DNA a sustentabilidade – conta com inédito sistema de lixo e descarga a vácuo, telhado verde (que retém água das chuvas e mantém a temperatura interna), sistemas de economia de água e energia, plantas originais da Mata Atlântica, entre outras iniciativas. O cinema, da rede Kinoplex, foi eleito o melhor cinema VIP de São Paulo pelo Guia da Folha em 2020. Com telas maiores e som Dolby 7.1, confortáveis poltronas reclináveis separadas de duas em duas com divisórias formando pequenos camarotes, o espaço tem bomboniere gourmet, quitutes diferentes e drinques inspirados nos clássicos do cinema. O shopping funciona dentro do Complexo Parque da Cidade, que abrange 10 edificações (Shopping Parque da Cidade, Hotel Four Seasons, 6 torres comerciais e 2 residenciais, além de uma área verde de 22 mil metros quadrados).    

VOLTAR

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×